Quanto custa o tratamento de plagiocefalia?

Segundo Schreen, o capacete não aplica pressão no crânio e deixa espaço para ele crescer onde está achatado. O tratamento completo custa cerca de R$ 10 mil.

Qual médico trata plagiocefalia?

Diagnóstico. É muito importante que o diagnóstico seja sempre feito com a ajuda de um neurocirurgião pediátrico especialista em assimetria craniana, que geralmente é indicado pelo próprio médico pediatra da criança.

O que é plagiocefalia é braquicefalia?

Entre as assimetrias resultantes, as mais encontradas são a plagiocefalia (o crânio em forma de um paralelograma com achatamento occipital e anterior contralateral) e a braquicefalia (o achatamento occipital bilateral).

Como tratar a braquicefalia?

No caso da braquicefalia, o tratamento conservador é feito com a ajuda de um capacete ortopédico, conhecido também como órtese craniana, que ajuda a facilitar a simetria do crânio de um bebê.

Qual o valor de uma órtese craniana?

Fundamental para o desenvolvimento correto da cabeça do bebê com assimetria, uma órtese craniana pode ultrapassar o valor de 10 mil reais. Mesmo necessária para a saúde da criança, nem todos os pais ou responsáveis possuem condições financeiras para pagar o tratamento.

O que fazer para melhorar a plagiocefalia?

Algumas recomendações simples ajudam a identificar e a tratar a plagiocefalia posicional.

  1. Observe o bebê de cima para baixo. Dessa forma, será mais fácil identificar se há alguma alteração no crânio.
  2. Varie as posições em que ele fica.
  3. Faça exercícios nele.
  4. Defina o local do berço.
  5. Cuidado com o bebê-conforto.

Como diagnosticar plagiocefalia?

Como identificar a deformidade de crânio Podem ser usadas pelo Pediatra medidas do crânio como o perímetro cefálico e os diâmetros biauricular e occipúcio-glabelar, porém o mais eficaz é a avaliação do formato do crânio, que não necessita de muita experiência para suspeitar da deformidade (Plagiocefalia Postural).

Porque bebê tem que usar capacete?

A órtese é indicada para corrigir casos de plagiocefalia posicional, problema que atinge 12% dos bebês.

O que é Síndrome da cabeça Chata?

A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de um bebê começa a formar uma mancha achatada ou se torna desequilibrada como resultado de algum tipo de pressão externa.

Como tratar Braquicefalia em casa?

Algumas medidas caseiras podem ajudar a corrigir o problema: ainda na barriga, o bebê deve ser estimulado a variar suas posições. Depois do nascimento, a mãe deve mudar frequentemente a posição do bebê e dos brinquedos no berço, para incentivar a criança a virar a cabeça para o lado não achatado.

Como tratar cabeça achatada?

O tratamento para a cabeça chata varia. Um dos tratamentos mais fáceis é reposicionar as crianças durante o sono para promover a alternância do movimento da cabeça enquanto está deitado de costas.

Para que serve órtese craniana?

A órtese craniana, também conhecida como “capacetinho”, é indicada para pacientes com assimetria craniana postural moderada ou grave. Para ter o diagnóstico, é necessário procurar um médico assim que observar alguma diferença na cabeça do bebê, preferencialmente com 4 a 9 meses de idade.