O que é para que serve e onde é encontrada a mielina?

A Bainha de Mielina é uma capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas. Estas células são parte do seu sistema nervoso central, que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo. Isso significa que seus nervos não são capazes de enviar e receber mensagens como deveriam.

Quem produz a bainha de mielina?

Os oligodendrócitos, que sintetizam e mantêm a bainha de mielina, estão entre as células mais vulneráveis do Sistema Nervoso Central (SNC) e são altamente especializadas.

Qual a consequência da ausência da bainha de mielina?

A perda da mielina provoca uma grande variedade de sintomas. Se a bainha de mielina que envolve a fibra nervosa for lesada ou destruída, os impulsos nervosos se tornam cada vez mais lentos ou não são transmitidos. A perda da bainha também pode provocar curtos-circuitos ou bloqueios da transmissão dos impulsos nervosos.

Onde a mielina é encontrada?

A mielina está presente na chamada bainha de mielina (formada pelos oligodendrócitos no SNC e pelas células de Schwann no SNP), que rodeia algumas fibras nervosas, fazendo com que tenham uma condução de impulsos nervosos mais rápida (condução saltatória).

Como a bainha de mielina é formada?

Na formação da bainha de mielina, a célula que irá formar esta bainha, oligodendrócitos no SNC ou neurolemócitos, também conhecido como célula de Schwann, no SNP, envolve o axônio em múltiplas camadas, até que o citoplasma quase desapareça, formando assim uma capa de isolamento lipídico do axônio.

Quais as células que produzem a bainha de mielina?

Assim como os oligodendrócitos, as células de Schwann também são responsáveis por formar a bainha de mielina. Entretanto, esse tipo celular envolve neurônios que estão presentes no sistema nervoso periférico. Diferentemente dos oligodendrócitos, as células de Schwann formam mielina em apenas um neurônio.

Quais são as células que produzem a bainha de mielina no sistema nervoso central e qual a importância da bainha para a condução nervosa?

Os oligodendrócitos se apresentam nessa dinâmica como células mielinizantes do Sistema Nervoso Central, que são responsáveis pela produção e manutenção dos internodos das bainhas de mielina, o que permite a condução saltatória, justificando a rápida comunicação entre o SNC e o restante do corpo humano.

Qual a relação da bainha de mielina com a dieta materna equilibrada?

É através da alimentação que o organismo obtém as biomoléculas necessárias a formação das estruturas celulares, nesse caso a formação da mielina, só podem ser obtidas através da dieta, pois o organismo não é capaz de sintetizá-las.

Por que a destruição da bainha de mielina afeta o controle motor?

A perda da bainha de mielina prejudica a atividade muscular, porque reduz a velocidade dos impulsos nervosos que percorrem os axônios dos neurônios motores que acionam os músculos esqueléticos.

Qual o papel da bainha de mielina sobre a capacitância e resistência da membrana qual a importância desta bainha para o funcionamento do organismo Qual a consequência da perda da bainha de mielina a exemplo das doenças desmielinizantes como esclerose múltipla e síndrome de Guillain-barre?

A bainha de mielina é importante para o organismo, pois é responsável por aumentar bastante a velocidade de transmissão de impulsos nervosos pelos axônios, devido à condução saltatória. Assim sendo, a bainha de mielina torna a eficiência do sistema nervoso maior.

Como é formada a mielina?

A mielina do SNC é produzida por células chamadas oligondendrócitos e sua produção é iniciada a partir de estímulos de outras células do SNC, os astrócitos. A mielina do SNP é produzida pelas células de Schwann, sua produção é iniciada a partir da presença do axônio.