O que é Expressionismo figurativo?

Em reação contra a tendência dominante da abstração completa, alguns pintores do pós-guerra mantiveram viva a pintura figurativa. Começaram, porém, com o princípio modernista de que a arte deve expressar uma verdade além da aparência e conservaram a figura apenas para dobrá-Ia à sua vontade.

O que retrata o Expressionismo?

O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

O que é Expressionismo e suas características?

O expressionismo foi um movimento artístico por meio do qual os autores expressavam emoções e sentimentos através de suas obras. Essa expressão ocorria de forma exagerada, depravada e subversiva, e com teores de pessimismo.

O que mudou com o surgimento do Expressionismo?

A época de surgimento do expressionismo foi marcada pelo desamparo e o medo da sociedade que passara, recentemente, pelo processo de unificação da Alemanha, mas que ainda era por este motivo atrasada industrialmente. O Expressionismo teve como herança cultural o impressionismo do século anterior.

O que é o expressionismo na literatura?

O Expressionismo é marcado pela subjetividade do escritor, despreocupado quanto à organização do texto em estrofes, onde é feita uma análise meticulosa do subconsciente dos personagens, utilizando-se de metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, utiliza uma linguagem direta e com frases curtas.

O que é o dadaísmo?

Dadaísmo foi um dos movimentos de vanguarda do início do século XX. Seu nome é derivado da palavra dadá, que pode ter múltiplos significados e não significar coisa alguma. Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais.

Qual a principal ideologia do Expressionismo?

O Expressionismo tem como principal ideologia, a de representar uma visão subjetiva, por meio do uso da cor e da linha. Isso significa que o artista registrar uma impressão do seu próprio temperamento e visão de mundo, ao invés de retratar exclusivamente o mundo exterior.

Como eram as pinturas expressionistas?

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

Qual foi um dos principais conceitos do expressionismo?

A ideia do expressionismo era da arte enquanto ação, na concepção da imagem pelo artista de forma emocional, visceral, por vezes violenta, em que as cores e as formas não correspondem à realidade direta. O conceito foi utilizado pela primeira vez por Herwath Walden em sua revista “Der Sturm” (A Tempestade), em 1912.

O que influenciou o Expressionismo?

A teoria da relatividade, de Albert Einstein (1879-1955), e o surgimento da psicanálise, com Sigmund Freud (1856-1939), ampliavam a forma como até então eram entendidos o tempo, o espaço e a mente humana. O estudo sobre o inconsciente, realizado por Sigmund Freud, influenciou os artistas expressionistas.

O que é o futurismo na literatura?

Como o próprio nome já diz, o Futurismo é a vanguarda européia com temática futurista, como a exaltação da tecnologia, da máquina, da indústria em geral. Esse movimento é responsável por mais de trinta manifestos, com a primeira publicação em fevereiro de 1909, pelo autor Filippo Tommaso Marinetti.

Quais são as características do expressionismo?

Características do Expressionismo. Com uma visão trágica do ser humano, muito por conta do contexto histórico da Primeira Guerra Mundial, o Expressionismo, como o próprio nome sugere, busca ser uma expressão dos sentimentos e das emoções.

Quais são as principais obras expressionistas?

Principais obras expressionistas. 1. O grito (1893), Edvard Munch. A mais famosa obra de arte precursora do expressionismo é O grito, do pintor norueguês Edvard Munch. Na tela vemos um protagonista em desespero, em cima de uma ponte, lutando com os sentimentos de solidão, ansiedade e medo. Pintado com cores vivas e extremamente simbólicas, o

Quem foi o precursor do expressionismo?

Para muitos teóricos, Van Gogh é considerado o precursor do expressionismo. Os principais pintores do movimento foram: Ernst Kirchner, Amedeo Modigliani, Edvard Munch, Franz Marc e Paul Klee.

Quais são os principais representantes da arte expressionista e pós-impressionismo?

Selecionamos alguns dos principais representantes da arte expressionista e do pós-impressionismo (que foram os grandes inspiradores e precursores do Expressionismo). Veja: Com dito anteriormente, o Expressionismo foi um estilo artístico utilizado por diversas categorias da arte, expresso na arquitetura, escultura, pintura, literatura e música.