Qual a origem da cúrcuma?
Originária da ásia e cultivada em regiões tropicais e subtropicais, é muito utilizada na culinária e medicina popular. Esta revisão bibliográfica teve por objetivo descrever os principais usos medicinais da Curcuma longa L. É utilizada como tempero, especialmente na região continental da Índia.
Qual é a diferença de cúrcuma e açafrão?
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.
Qual planta e a cúrcuma?
A cúrcuma, também conhecida como turmérico, açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, é uma planta herbácea originária da Índia e do sudeste da Ásia, de nome científico Curcuma longa.
Qual a função da cúrcuma?
Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente. Além de ser ter uma grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.
Qual o significado do Açafrão-da-terra?
A cúrcuma, de nome científico Curcuma longa L., também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta pertencente à família Zingiberaceae. Possui origem asiática e tem sido bastante estudada devido a sua utilização tanto na culinária quanto na medicina popular, apresentando, por exemplo, ação anti-inflamatória.
Qual a origem e a utilidade do açafrão?
L. Crocus sativus, popularmente referido por açafrão, é uma planta da família das iridáceas. É utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces.
Qual a diferença do açafrão e do Açafrão-da-terra?
Apesar dos nomes parecidos, são especiarias bem diferentes. Enquanto o açafrão é extraído do estigma de flores, o açafrão-da-terra é uma raiz semelhante ao gengibre.
Qual a diferença entre Açafrão-da-terra e açafrão verdadeiro?
O Açafrão é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta de cor lilás da família das Iridáceas. Já o Açafrão-da-Terra, uma planta da família do gengibre, mais conhecida como Cúrcuma, é originária da Índia e do sudeste da Ásia. Ela se diferencia do Açafrão verdadeiro apenas por sua coloração interna.
Quantos tipos de cúrcuma existem?
A cúrcuma e o açafrão verdadeiro são duas plantas diferentes, entretanto, são bastante confundidas. O açafrão verdadeiro possui nome científico Crocus sativus e pertence à família Iridaceae. A cúrcuma, como já salientado, é da espécie Curcuma longa e pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre.
Quais os tipos de cúrcuma?
A cúrcuma (curcuma longa) é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.
Como e onde usar a cúrcuma?
Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos. Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.
Quais os benefícios da cúrcuma longa?
Várias pesquisas apontam que a curcuma traz benefícios para a saúde, dentre eles a melhora nas condições inflamatórias, diminuição da dor, ação antimicrobianos e por isso a Curcuma Longa é empregada no tratamento de várias doenças inflamatórias e degenerativas.